Se trabalhou recentemente em projetos de elevadores, é fácil pensar que já viu tudo. No entanto, cada projeto implica desafios únicos. Assegure-se de que está preparado.
O primeiro passo, quer ao trabalhar num pequeno edifício residencial como num arranha-céus, é abordar o tema do transporte vertical com mente aberta. Estes são alguns dos principais desafios que deve ter em conta da próxima vez que inclua elevadores nos seus projetos.
Não importa a dimensão do projeto, depende de si cobrir as lacunas que possa ter formulando as perguntas adequadas e fazendo sugestões. Onde se obtém a informação necessária? A primeira resposta que nos vem à cabeça é perguntar a colegas, pesquisar na Internet ou ter em conta a sua própria experiência. As dois primeiras exigem demasiado tempo e a terceira, por si só, coloca-o a não ser suficientemente rigoroso. Por sorte, existe uma quarta possibilidade.
O projeto de novos edifícios é complexo e existe a possibilidade de conflitos durante a sua planificação. Se não for dada a atenção necessária aos elevadores, sejam eles comerciais ou residenciais, pode adicionar novos problemas à sua lista. Dedique mais tempo a escolher o projeto correto na sua fase inicial e poupe tempo valioso, mais à frente.
Tenha também em conta que as coisas podem mudar. Conhece a história sobre um Cliente que decidiu, com as obras já a serem realizadas, acrescentar uma sala de concertos no piso térreo? O sistema de elevadores que tinha sido planificado não era válido para o novo objetivo. Teve que ser redesenhado na sua totalidade para poder incorporar um elevador suficientemente grande para transportar um piano de cauda.
Os elevadores são regidos por uma série de normativas de saúde e segurança. A União Europeia oferece uma série de orientações detalhadas sobre o projeto de elevadores. O guião de aplicação da Diretiva acerca de elevadores tem 193 páginas! A ONU tem os seus próprios padrões sobre acessibilidade em projetos de elevadores. A Associação de Proprietários e Administradores de Edifícios (BOMA) publica normas reconhecidas internacionalmente para escritórios. Estas são divididas em três classes – a, b e c – cada uma com as suas próprias estipulações sobre o rendimento do sistema de elevadores.
Recordar todos estes pormenores é impossível. Sabe, por exemplo, que dimensões deve ter um elevador para que possa ser acessível a uma cadeira de rodas? Ou que materiais são permitidos se o edifício se encontra numa zona sísmica? Pode pesquisar, mas como pode ter a certeza que possui a informação mais recente?
Em alguns edifícios os elevadores são puramente funcionais, noutros, o desenho do interior do elevador é um elemento de destaque. Nos grandes projetos, o único limite é a sua imaginação (e os requisitos do Cliente e o orçamento, claro). Pode optar por um espelho que preencha toda a parede do elevador; um chão de vidro; ou, como o caso do elevador Hammetschwand na Suíça, que a experiência dos passageiros seja reforçada por uma vista extraordinária.
Seja qual for o projeto que escolha, este deve ser adaptado ao uso que se vá dar ao edifício. Os proprietários de um hotel de luxo quererão disponibilizar aos seus Clientes estilo e conforto. Num centro comercial com grande afluência, a principal preocupação será a durabilidade e a dimensão. Se o que procura é um estilo de alta tecnologia, pode considerar espelhos inteligentes como o SmartMirror ou um sistema de infoentretenimento.
Se pretende surpreender o seu Cliente, pense em todas as possíveis utilizações do edifício, incluindo aquelas que nem o próprio pensou. Por exemplo, existe a possibilidade de os inquilinos movimentarem objetos grandes e pesados pelo edifício? Se assim for, é importante instalar proteções para que os interiores que tenham escolhidos cuidadosamente não sofram danos.
Ter em conta todos os aspetos pode ser demasiado. Principalmente porque os elevadores podem ser vistos como uma parte menos emocionante num projeto de construção. No entanto, agora há uma melhor forma de projetar elevadores. (Recorda-se da quarta possibilidade que comentámos há pouco?)
O Schindler Digital Plan é uma ferramenta de planificação online gratuita que facilita a configuração e o desenho do seu elevador ou escada rolante numa questão de minutos. Através de um simples processo, passo a passo, considerará cada aspeto do projeto do elevador:
Utilizando a informação proporcionada por si, o Schindler Digital Plan dará sugestões sobre o número de elevadores que necessita e o modelo que melhor se adapta ao seu edifício. Atualizamos regularmente o Schindler Digital Plan de acordo com as últimas normativas. Por este motivo, quer o sistema esteja projetado para 2 pisos ou para 20, pode ter a certeza de que esta ferramenta não o deixará mal.
Sabemos que há imensas coisas a ter em conta na hora de planear um elevador. Para ajudá-lo, criámos um site com toda a informação onde poderá preparar o seu próximo projeto de elevadores ou escadas rolantes.
Ou, se preferir, pode colocar à prova as suas ideias. Visite a nossa ferramenta Schindler Digital Plan e comece a criar!