Poucas pessoas sabem que a Schindler não se limita a supervisionar o funcionamento dos seus próprios ascensores e escadas rolantes. De facto, milhares de proprietários de edifícios em todo o mundo escolhem a Schindler para o serviço de manutenção, mesmo que as suas instalações sejam de outro fabricante, e isso deve-se ao facto de a Schindler ser conhecida por prestar um serviço impecável, minimizando as perturbações para os utilizadores, o que a torna um dos líderes mundiais no serviço de manutenção de ascensores e escadas rolantes.
Como Diretor de Carteira de Manutenção na Schindler Ibéria, David Izquierdo é muito claro quanto à sua missão: "Embora existam muitas diferenças entre as várias instalações de ascensores e escadas rolantes, o nosso objetivo de conseguir a maior disponibilidade e a menor perturbação para os utilizadores é o mesmo para todas, independentemente do seu fabricante".
Todas as instalações que nos são confiadas, sejam elas próprias ou de terceiros, recebem o mesmo nível de serviço de elevada qualidade e de garantia de segurança". Mas ser o primeiro a implementar as melhores práticas para todas as marcas, incluindo todos os avanços tecnológicos no setor, é um trabalho enorme, não é? Como é que isso é possível?
David Izquierdo tem a resposta.
"É um trabalho realmente enorme", explica David. "As instalações de terceiros representam uma grande percentagem da carteira de manutenção da Schindler na Ibéria. Isto significa que temos de fornecer ao nosso pessoal de manutenção as ferramentas, os conhecimentos e a confiança necessários para poder prestar um excelente serviço de manutenção multimarca”.
Começando por uma boa formação. Os técnicos de manutenção da Schindler devem manter-se continuamente atualizados para manter o nível de excelência do serviço que prestam a todas as marcas. É essencial que os técnicos recebam formação técnica contínua, em linha com a tecnologia mais recente, de modo a fornecerem um serviço de manutenção de ascensores e escadas rolantes eficiente.
Na Schindler, esta formação é ministrada por formadores especializados através do Centro de Formação de Manutenção Multimarca de Saragoça.
Além disso, são incluídos na formação simuladores de ascensores reais dos principais fabricantes. "Ao ter formação com estes simuladores, o nosso pessoal prepara-se e pratica com vários tipos de instalações para que os utilizadores não se apercebam de quaisquer anomalias", explica David. "Além disso, temos agora a capacidade de ministrar cada vez mais cursos técnicos à distância para garantir que o nosso pessoal aprende e partilha a sua experiência e conhecimentos onde quer que esteja.
Este programa completo é reforçado com a formação contínua no terreno através do acompanhamento no local de todos os nossos técnicos de manutenção por especialistas em cada tipo de tecnologia.
A Schindler tem uma rede mundial de técnicos especializados cuja experiência e conhecimentos combinados estão à disposição do pessoal de manutenção. Desta forma, os técnicos de manutenção no terreno da Schindler têm acesso imediato a milhares de documentos técnicos sobre sistemas de terceiros.
Com este extenso repositório de conhecimentos acessível a partir de qualquer lugar, os técnicos no terreno podem deslocar-se às instalações do cliente e ter todas as instruções de manutenção e resolução de problemas de que necessitam.
"Quanto às instalações mais modernas, os nossos técnicos também têm acesso a sistemas de controlo de terceiros para verificar os registos de estado e de erros, com a mesma eficiência que nas instalações da Schindler. Toda esta informação é reunida num local central e utilizada para melhorar a eficiência de futuros trabalhos de manutenção para qualquer técnico da rede. Tudo isto em conjunto permite que os edifícios funcionem sem problemas, com o mínimo de perturbações para os utilizadores na sua vida quotidiana ", afirma David.
Este último ponto leva-nos ao futuro de um serviço de manutenção multimarca de sucesso, com ascensores e escadas rolantes conectados digitalmente. A Schindler é pioneira na utilização de dados de sistemas conectados digitalmente para identificar, diagnosticar e resolver problemas das instalações.
A Schindler monitoriza e analisa os dados no seu Technical Operations Center (TOC) e converte-os em informação prática para permitir a manutenção preditiva e maximizar a disponibilidade do sistema. Esta abordagem é a mesma para todos os sistemas, independentemente do fabricante. Se a unidade transmitir dados para monitorização remota, o TOC pode utilizá-los para melhorar o serviço de manutenção, independentemente da marca.
"O TOC pode ver o que está a acontecer em tempo real com todos os ascensores conectados em todo o mundo, o que conduz a tempos de resposta mais rápidos aos avisos - por vezes mesmo antes de os clientes saberem que existe um problema - e a menos perturbações ou interrupções nas instalações que servimos”.
Está a acelerar o ritmo a que as instalações estão a ser adicionadas à era da conetividade digital em todo o lado. David e a sua equipa estão prontos, dispostos e capazes de garantir que os seus clientes, independentemente dos ascensores ou escadas rolantes que possuem, tiram o máximo partido desta revolução digital.
Na verdade, não é um segredo: excelentes equipas de pessoal e excelente tecnologia. Temos tudo o que é necessário para podermos prestar um serviço de manutenção multimarca de máxima qualidade aos clientes e, em última análise, para David e os seus colegas: "O mais importante é fornecer um serviço fiável e ininterrupto aos utilizadores. Os nossos técnicos de manutenção têm a confiança e as ferramentas necessárias para poderem prestar um excelente serviço tanto nas instalações Schindler como nas instalações de outros fabricantes", conclui.