Os elevadores são uma parte muito importante do projeto de um edifício, quer seja residencial ou comercial. Mas qual o elevador que deve escolher? Na seguinte publicação, apresentamos-lhe as principais tipologias que existem e o que deve ter em conta no momento de escolher o elevador para o seu projeto. Além disso, conhecerá as suas principais características e como cada uma delas consegue alcançar com êxito o seu principal objetivo: a mobilidade dentro do edifício.
Um elevador de passageiros é qualquer elevador destinado à deslocação vertical de pessoas num edifício. Estes elevadores podem variar consideravelmente no que respeito a tamanho, carga, velocidade e funcionamento em função da utilização do mesmo.
Um elevador de serviço encontra-se principalmente em edifícios comerciais e é destinado ao transporte de mercadorias através do edifício. Estes elevadores tendem a ser mais robustos e profundos quando comparados com os elevadores de passageiros e são considerados para cargas maiores, o que facilita o transporte de elementos de maior volume.
Um elevador de carga ou monta-cargas é destinado a mover cargas muito pesadas, como carros ou carregamentos em edifícios industriais. Estes elevadores não estão pensados para o transporte de pessoas mas sim para suportar condições mais extremas, pelo que os seus interiores são projetados para serem robustos, com as paredes e chão de aço, em vez de interiores mais atrativos.
Um mini-cargas é um pequeno elevador destinado ao transporte de cargas pequenas, de dimensões reduzidas. Normalmente, são utilizados para o transporte de alimentos e pratos em restaurantes e hotéis, no entanto podem ser encontrados em outros tipos de edifícios comerciais, quer públicos, quer privados.
Outra classificação importante a ter em conta no momento de projetar um elevador é o sistema de elevação. Compreender as diferenças principais entre os diferentes sistemas de elevação ajudá-lo-á a determinar que elevador é o mais adequado para o seu edifício.
Os dois sistemas de elevação mais comuns são:
São utilizados principalmente para transportar cargas extremamente pesadas, como carros ou porta-paletes, em edifícios de altura reduzida. Os elevadores hidráulicos são elevados através de pistões desde baixo. Estes elevadores requerem mais energia para funcionar que outros modelos de elevador e, devido à introdução de elevadores elétricos sem casa das máquinas – mais compactos e eficientes – foram substituídos em grande parte no mercado.
A tração é realizada através de cabos e rodas acionadas por um motor elétrico e com travão eletromecânico. O movimento requer o acionamento do motor, durante a subida ou descida do elevador. Estes elevadores podem alcançar uma maior velocidade face aos hidráulicos, sendo que são utilizados em edifícios de altura elevada.
O movimento é realizado através de elementos de tração, tais como cabos de aço e rodas, acionadas através de um motor elétrico. De um lado do cabo pende a cabina e do outro um contrapeso que nivela a carga. O movimento requer o acionamento do motor, durante a subida ou descida do elevador. Estes elevadores podem alcançar uma maior velocidade face aos hidráulicos, sendo que, de modo geral, costumam ser mais eficientes desde o ponto de vista energético e oferecem uma viagem mais suave e silenciosa aos passageiros.
Existem dois tipos de elevadores elétricos: com máquina sem e com redutor. Os elevadores elétricos sem redutor são a solução mais avançada, com uma roda unida diretamente ao motor e utilizando contrapesos para acionar o sistema de elevação, permitindo máquinas mais compactas e uma maior otimização da caixa. Os elevadores elétricos com redutor utilizam uma caixa de mudanças para girar a roda e elevar o elevador. Estes sistemas costumam ser mais lentos que os sistemas sem redutor e requerem mais espaço para a máquina, obrigando em muitos casos à incorporação de uma casa das máquinas.
A maioria dos elevadores modernos são de tração sem redutor, considerada a solução mais eficiente no que respeita à energia e espaço utilizados.
Com o avanço da tecnologia, já não é necessário ter uma casa das máquinas para albergar a máquina e os seus componentes.
Os sistemas sem casa das máquinas podem ser elétricos ou hidráulicos. Ao incorporar rodas de elevação mais compactas, deixa de ser necessária casa das máquinas para o seu funcionamento, uma vez que que a máquina está no poço do elevador. Desta forma, é aproveitado o máximo espaço do edifício.
Os sistemas com casa das máquinas também podem ser elétricos ou hidráulicos. Nos elétricos, a casa das máquinas costuma estar situada acima da caixa do elevador. No entanto, a sala das máquinas também pode estar situada na parte inferior do poço do elevador ou numa sala adjacente.
Sabemos que há que avaliar vários pontos quando projeta um elevador. Para ajudá-lo, criámos uma ferramenta com uma grande quantidade de informação que ajudá-lo-á a preparar o seu próximo projeto de elevador ou escada rolante.
Ou, se quiser testar as suas ideias, visite o Schindler Digital Plan e comece a criar!