"Estamos habituados a que um carro nos diga quando precisa de uma mudança de óleo, porque é que um ascensor não nos pode dizer quando precisa de uma reparação ou de uma ação de manutenção?", pergunta Carlos Guembe, responsável de Schindler Ahead, a área de serviços digitais da Schindler Ibéria. A pergunta faz sentido.
De facto, é exatamente isso que os ascensores conectados digitalmente da Schindler fazem: enviam atualizações de estado às equipas de apoio da Schindler a cada minuto do dia. Estas unidades inteligentes comunicam os principais parâmetros de funcionamento e podem identificar potenciais incidentes, diagnosticá-los e, se necessário, desencadear uma ação que pode ser uma tarefa específica de manutenção ou reparação ou, se o incidente for crítico, uma avaria.
É aqui que entra Carlos, que trabalha a partir de Madrid para toda a Espanha e Portugal. A sua equipa trabalha incansavelmente para aproveitar a mais recente tecnologia e a Internet das Coisas para evitar avarias e reduzir o tempo de inatividade.
"Os serviços digitais baseiam-se no conhecimento das necessidades dos clientes para os manter informados e manter as suas instalações a funcionar com o mínimo de interrupções possível", afirma. "Se fizermos bem o nosso trabalho, não precisam de saber que estamos lá. Mas podem estar tranquilos porque estamos lá”.
Os ascensores conectados são um ponto de viragem para os proprietários de edifícios. Ao maximizarem o tempo de atividade e minimizarem o tempo de inatividade, melhoram o seu serviço. Estas unidades requerem menos procedimentos de manutenção, uma vez que muitos dos problemas são resolvidos remotamente. O tempo de resposta em caso de necessidade de manutenção é muito mais curto, uma vez que podem solicitar a assistência de um técnico assim que identificam o problema. São mais rápidos de reparar, uma vez que podem autodiagnosticar-se e recomendar as medidas de manutenção mais adequadas, e trazem benefícios de sustentabilidade, permitindo que os proprietários de edifícios façam a sua parte para salvar o planeta.
Isto é conseguido de duas formas fundamentais. A primeira é a manutenção preditiva e personalizada de cada unidade, que se baseia nas conclusões desta análise contínua para indicar ao técnico de manutenção o que está a falhar e o que precisa de ser verificado nesse equipamento específico e nessa visita específica. Isto permite-nos executar as tarefas de correção ANTES dos incidentes se transformarem em avarias.
A outra área chave de melhoria é a deteção instantânea de avarias, em que não só atuamos imediatamente sem sermos alertados, mas, no caso do técnico ter de comparecer, o diagnóstico da avaria já foi feito antecipadamente. Os nossos técnicos sabem exatamente o que se passou com o equipamento ANTES de chegarem à instalação. Isto permite-nos poupar muito tempo na resolução da avaria, pois sabemos de que ferramentas vamos precisar ou até mesmo de que peças de reposição vamos necessitar.
Os benefícios das escadas rolantes conectadas só são totalmente apreciados quando a instalação é monitorizada por especialistas 24 horas por dia. Especialistas como o Carlos confiam em algoritmos de inteligência artificial para traduzir os dados em ações específicas que melhoram o desempenho da unidade.
O TOC analisa milhões de dados provenientes de instalações em todo o mundo, que são armazenados na nuvem da Schindler e acedidos através da Plataforma de Monitorização Remota da Schindler . Graças a esta análise, podemos responder rapidamente a problemas urgentes. Se possível, até são resolvidos remotamente.
"Essa é a grande vantagem da Plataforma de Monitorização Remota", diz Carlos. "É um sistema com base na nuvem que nos ajuda a dar prioridade às tarefas, melhorando o tempo de resposta.”
Se for necessário um técnico de manutenção, a equipa do Carlos disponibiliza os dados de diagnóstico necessários para que possam prestar um serviço eficiente. "É ótimo poder dizer a um cliente que detetámos um problema e que o que tem de fazer é não se preocupar e deixar-nos resolvê-lo", acrescenta.
Carlos e a sua equipa também se aprofundam este banco de dados digital em constante expansão para ajudar a moldar os futuros produtos e serviços da Schindler. As unidades conectadas permitem a aprendizagem e o desenvolvimento do negócio, melhorando os serviços para o futuro.
Este ecossistema de unidades conectadas, com a correspondente monitorização a partir do TOC e a informação fornecida aos técnicos de manutenção, é a fórmula secreta para fornecer um serviço proativo e extremamente fiável.
Há vantagens comerciais em ter ascensores conectados. Isso é um facto. Não deve ser subestimado o impacto financeiro de um ascensor avariado. Em média, as avarias em ascensores não conectados passam despercebidas aos clientes durante 3 horas. Por outras palavras, são necessárias 3 horas desde o momento em que ocorrem até ao momento em que são comunicadas.
"Imaginemos um centro comercial", explica Carlos. "Um único ascensor avariado pode impedir os clientes de fazer compras e custar ao centro milhares de euros por hora. Queremos ajudar as empresas a evitar este risco”.
"Graças aos Technical Operations Center e à Plataforma de Monitorização Remota, mantemo-nos à frente dos problemas. Não só detetamos as avarias assim que ocorrem, para podermos reagir rapidamente, como também podemos muitas vezes prevê-las antes de se tornarem um problema", afirma.
Num processo de melhoria contínua, Carlos e a sua equipa dedicam-se a analisar a informação digital obtida para otimizar os serviços para o cliente e para os técnicos, com o objetivo de aumentar a disponibilidade das instalações. "Os clientes ficam perplexos quando enviamos um técnico antes mesmo de se aperceberem de que precisavam ", acrescenta.
A Schindler não guarda para si todos os dados essenciais dos ascensores conectados. Os proprietários dos edifícios também obtêm informações vitais. A equipa de Carlos fornece aos clientes uma série de dados digitais através da plataforma Schindler Ahead ActionBoard.
Todos os dados estatísticos, de atividade e de desempenho importantes dos ascensores e escadas rolantes dos clientes são resumidos num simples dashboard. "Os clientes adoram ter toda a informação na ponta dos dedos", afirma Carlos. "Além disso, é muito mais fácil detetar e resolver problemas rapidamente quando todos têm uma visão geral clara do estado das suas instalações.
O Schindler Ahead ActionBoard, com a informação prática que fornece, ajuda o TOC a dar prioridade a tarefas como revisões de desempenho e planeamento de serviços de manutenção, informando os clientes em todos os momentos.
O Schindler Ahead ActionBoard também permite que os nossos clientes acompanhem as alterações de estado dos equipamentos. Desta forma, quando detetamos que um equipamento acaba de avariar ou tem um incidente, os nossos clientes são informados instantaneamente. Isto permite-lhes antecipar algumas situações que possam surgir como resultado dessa avaria.
Ter unidades conectadas tem vantagens reais para os proprietários de edifícios em termos de sustentabilidade. A Schindler utiliza a informação operacional obtida para tomar medidas preventivas e reduzir as avarias e os avisos ao mínimo necessário.
De facto, o estudo da Schindler sobre estes dados demonstra que os avisos podem ser reduzidos até 37%* e as avarias resolvidas 34%* mais rápido. Isto traduz-se em menos emissões por visita ao local, o que ajuda os clientes a atingir os seus objetivos de certificação de edifícios ecológicos.
Graças ao nosso serviço melhorado, à minimização das interrupções e à certificação real de sustentabilidade, ter ascensores e escadas rolantes conectados tem benefícios a curto e longo prazo, tanto para os clientes da Schindler como para o planeta.
Além disso, juntar-se à revolução digital não implica necessariamente um enorme compromisso com a modernização completa da instalação. Como explica Carlos: "Um simples dispositivo conectado às unidades existentes é, por vezes, tudo o que é necessário para que os clientes usufruam dos benefícios de terem as suas instalações conectadas agora e no futuro". "Cada vez são mais os equipamentos existentes nosso portfólio que estão conectados à nossa nuvem, permitindo que um crescente número de clientes usufrua destes benefícios, e cada vez são mais os tipos de ascensores e escadas rolantes que somos capazes de conectar.”
Isto parece incrível a qualquer proprietário de um edifício.
*Em comparação com as unidades não conectadas.