A planificação no momento de incluir os Elevadores é uma parte vital de muitos projetos de Edificação, no entanto normalmente não se encontra entre as principais prioridades dos arquitetos. De seguida, disponibilizamos-lhe alguns dos nossos conselhos para ajudá-lo a encontrar o melhor design de elevadores para o seu projeto e assegurar-lhe que o seu edifício seja completamente funcional.
Os elevadores têm algo em comum com outras tecnologias essenciais, porém não tão chamativas com as quais trabalhamos diariamente. No entanto, tal como a Internet ou a água quente nas nossas casas, quando os elevadores não funcionam corretamente é provável que no irritemos facilmente.
Como os elevadores são frequentemente elementos essenciais que passam despercebidos nos edifícios, provavelmente não está habituado a receber grandes elogios pelo design dos seus elevadores. No entanto, é bastante importante ter em atenção o processo para que no nosso design todos os elementos do edifício funcionem na perfeição e trabalhem conjuntamente.
Em poucas palavras: porque o design de elevadores requer um esforço de concentração para que não escape um único detalhe. Um design correto de elevadores varia de acordo com o tamanho e tipo de edifício. Há centenas de decisões a tomar. Por exemplo, um hospital pode necessitar de elevadores distintos para pacientes e para colaboradores. Os edifícios de altura elevada necessitam de um número suficiente de elevadores, os quais com velocidade suficiente para assegurar a correta gestão de tráfego de pessoas em constante movimento. Os elevadores planificados para cruzeiros devem ser capazes de resistir ao acentuado movimento que possa causar o mau tempo. E assim, milhares de outros exemplos: cada edifício tem distintos desafios, os quais os elevadores terão de enfrentar.
Uma boa planificação de elevadores ajuda a garantir uma utilização eficiente e segura do edifício, o que significa que todos os que se desloquem pelo edifício e utilizem os elevadores possam desfrutar de uma experiência perfeita.
Se o design dos elevadores não é considerado corretamente desde o início podem ser provocados atrasos caros para o projeto. O pior dos casos que podemos encontrar é um design deficiente que avance desde a fase de planificação à de construção, e finalmente, à de operações. Isto pode tornar-se um autêntico pesadelo para os utilizadores. Poucos elevadores, muito pequenos ou simplesmente feios conseguirão tornar pior a experiência do utilizador.
É muito comum encontrar-se contratempos ao longo do processo, porém, se seguir estes conselhos, pode evitar problemas de maior dimensão e manter-se no caminho até ao êxito do seu projeto.
O design dos elevadores do seu projeto não é algo que possa ser levado a cabo no último momento. O design do edifício em si afeta o do elevador, e vice-versa. O hotel Marriot Marquis de Nova York, por exemplo, tem um átrio espetacular projetado ao redor de um conjunto circular de 16 elevadores. Neste caso é, quase de forma literal, um elemento central do design do edifício.
É também importante recordar que o processo completo, a partir do momento em que se termina a planificação até à sua instalação, requer o seu tempo. E existe sempre a possibilidade de que o seu Cliente mude de ideias sobre algum ponto do plano. Se começar antecipadamente, terá tempo suficiente para poder incluir todas as retificações sem problemas.
Um bom design do elevador baseia-se sempre num profundo entendimento de como se vai utilizar o edifício. Isto supõe uma análise pormenorizada, assim com conversas detalhadas com o Cliente. Provavelmente, o Cliente não terá em conta todos os fatores que afetam os elevadores e todas as decisões que há que tomar. Faz parte da sua função fazer as perguntas corretas e evitar surpresas desagradáveis.
Análise de tráfego
A análise de tráfego é uma simulação, tão precisa quanto seja possível, da deslocação esperada dos utilizadores ao longo do dia. É utilizada para validar que o número de elevadores previsto para o nosso edifício, assim como a sua capacidade de carga e velocidade é adequado para o seu correto funcionamento, garantindo tempos de espera adequados à tipologia do mesmo.
Deve ter em conta os seguintes fatores:
A velocidade que o elevador alcança afeta diretamente as dimensões do poço do elevador, como também o faz a carga e dimensões do mesmo. Esta informação deve estar incluída na etapa de planificação. Conhecer as dimensões do fosso que terá o seu elevador, ou se este terá uma casa das máquinas incluídas, são detalhes fundamentais para a planificação da estrutura do seu edifício.
Para preparar os desenhos e para que as estimativas orçamentadas sejam o mais precisas possível, deve saber as dimensões do elevador o mais cedo possível. É fundamental não começar os trabalhos de construção sem saber exatamente as dimensões dos elevadores que irão ser necessários. Se o fizer, reduzirá em grande medida as opções disponíveis mais à frente no processo.
Muito Clientes não têm em conta o design do interior do elevador. Esta tarefa deixam-na para si. O interior de um elevador deve ajustar-se à sua utilização, aos utilizadores que o usarão e à estética geral do edifício.
Um elevador é um sistema funcional, no entanto também é uma extensão do estilo do edifício. Escolha os acabamentos adequados que podem suportar o tráfego esperado no edifício. Por onde devemos começar? Ao que se refere a paredes e chão do elevador, pode escolher entre muitas opções como aço, laminado, vidro, vinil, carpete ou pedra. Também encontramos acabamentos personalizados e neste caso não há limites. Outras opções a ter em conta são, por exemplo, se os acabamentos necessitam de ser fáceis de limpar ou se o chão deve ser anti deslizante para carrinhos ou mercadorias.
A iluminação é outro fator importante. Se trabalhar neste ponto corretamente melhorará o design enquanto reduz o consumo de energia. Também terá de ter em conta os espelhos, que podem ser acrescentados para melhorar a experiência e segurança do utilizador. Por exemplo, para dar a volta a uma cadeira de rodas e que assim consiga sair do elevador sem problemas.
Da mesma maneira que o edifício, tanto os elevadores residenciais como os comerciais devem ajustar-se às normativas locais. Há uma enorme quantidade de normas e códigos de segurança que são atualizados constantemente. Variam segundo países e inclusivamente em cidades e regiões dentro do mesmo país.
Há também padrões internacionais. A ONU publicou um conjunto de pautas arquitetónicas para a acessibilidade dos elevadores. Estas incluem recomendações acerca de limites de tamanho, número mínimo de elevadores, consumo de energia, acessibilidade e requisitos de inspeção.
Se projetar elevadores para uma região em específico de forma habitual, é possível que chegue a familiarizar-se com a normativa dessa região. Caso contrário, poderá ter de solicitar ajuda.
A planificação de elevadores sempre foi um desafio apaixonante dentro do processo de edificação, no entanto, a forma na qual se realiza está a evoluir. Antes, tinha de estudar dezenas de livros de especificações de elevadores e pedir conselhos a colegas de profissão com uma maior experiência. Atualmente há uma maneira mais simples e rápida.
O Schindler Digital Plan é uma aplicação online que elimina o mais entediante do processo de planificação de elevadores. É muito simples, não requer conhecimento dos nossos produtos e cobre elementos do design de elevadores que podia ter-lhes passado ao lado.
Planifique e desenhe os seus elevadores. Depois, descarregue as especificações, os desenhos e os modelos 3D BIM. E, se tiver dúvidas, pode contactar rapidamente com um profissional que resolverá a sua dúvida de forma online. O Schindler Digital Plan é a forma mais simples para que passem a vê-lo como um especialista em elevadores, até nos casos em que não o seja.