"Sabemos que a principal prioridade dos nossos clientes é tornar os edifícios mais sustentáveis", afirma María José Rivas, Diretora de Qualidade da Schindler Ibéria. "E melhorar a pegada de carbono, minimizando ao máximo as emissões de CO2 dos serviços de manutenção de edifícios, é fundamental.
María José, residente em Saragoça, trabalha na Schindler há 17 anos. Grande parte do seu trabalho consiste em ouvir os clientes e compreender as suas necessidades, para depois trabalhar com a sua equipa no desenvolvimento de produtos e serviços adequados.
Naturalmente, um serviço de manutenção fiável que garanta a máxima disponibilidade das instalações é sempre uma prioridade. "Mas cada vez mais clientes nos pedem para os ajudar a tornar os seus edifícios mais sustentáveis", acrescenta.
A boa notícia é que esta nova era de unidades conectadas abriu o caminho para um serviço de manutenção mais sustentável. A Schindler utiliza a informação funcional obtida para implementar medidas preventivas e de auto-aprendizagem e para reduzir ao mínimo necessário as deslocações por avaria. Ter unidades conectadas gera menos interrupções e menos deslocações, que são reduzidas em até 37%* e as avarias são resolvidas 34%* mais rápido. Isto traduz-se em menos emissões, reduzindo as visitas às obras, ajudando os clientes a atingir os seus objetivos de certificação de edifícios ecológicos.
"Em suma, desenvolvemos um serviço mais inteligente com uma manutenção planeada e adaptada a cada ascensor, o que significa uma redução das emissões de CO2 e uma maior sustentabilidade desde a conceção", explica María José.
"A monitorização remota ininterrupta das unidades conectadas ao nosso Technical Operations Center (TOC) permite-nos estar sempre disponíveis para os nossos clientes, mesmo que não nos possam ver.
*Em comparação com as unidades não conectadas.
Ao planear e programar antecipadamente as operações de manutenção preventiva, a Schindler reduz ao mínimo as deslocações por avarias às absolutamente necessárias, reduzindo assim as emissões de carbono associadas, o que, por sua vez, ajuda os clientes a atingirem o objetivo de um serviço com zero emissões, além de também ser mais acessível.
E se for realmente necessária uma visita ao local, cada vez mais são utilizados veículos elétricos.
"Estamos a avançar para frotas totalmente elétricas e a utilizar a Inteligência Artificial para otimizar as rotas dos nossos técnicos de manutenção", diz María José. "Isto faz parte do compromisso de toda a empresa para minimizar o impacto dos edifícios no ambiente”.
"A nossa estratégia global de sustentabilidade envolve a utilização de tecnologia inteligente e sustentável e de recursos de forma responsável, por exemplo, evitando a utilização de papel nas comunicações, a fim de atingir o nosso objetivo de nos tornarmos uma empresa com zero emissões de CO2", acrescenta.
María José sabe que a obtenção de certificações que cuidam e protegem o nosso ambiente é um objetivo fundamental no âmbito da sustentabilidade para os proprietários de edifícios, razão pela qual a Schindler desenvolveu o primeiro serviço de manutenção (Contrato Verde) com certificação verde que evidencia a redução das emissões de CO2 e a melhoria da pegada de carbono em comparação com um contrato de manutenção tradicional na indústria de ascensores.
"Com o nosso Contrato Verde baseado em serviços digitais, manutenção remota e deslocações ecológicas, podemos reduzir significativamente as emissões totais de CO2 em comparação com um contrato de manutenção standard", afirma.
**Em conformidade com a certificação TÜV Rheinland (Zertifikat Product Carbon Footprint; PCF C01-2022-03-21254480).
O desenvolvimento de um serviço de manutenção de ascensores e escadas rolantes mais sustentável implica não só continuar a inovar com ascensores conectados digitalmente, tecnologia de, monitorização remota e ferramentas digitais como transporte vertical, mas também analisar a melhor tecnologia para os alcançar num transporte horizontal que tenha o menor impacto ambiental, contribuindo tecnologicamente para a redução das emissões de CO2 do nosso transporte vertical.
"Ajudamos as empresas a serem mais sustentáveis, melhorando os nossos produtos e serviços e estudando o seu impacto para reduzir a sua pegada de carbono", diz María José.
E ao reduzir as deslocações, acelerar os tempos de resposta e aumentar a disponibilidade das unidades, o impacto da inovação digital para os nossos clientes é imenso. María José está muito orgulhosa por trabalhar com a linha de Instalações Existentes no desenvolvimento de um serviço de manutenção mais fiável, eficiente e amigo do ambiente.
"Isto é apenas o início de uma nova era de tecnologia conectada", disse. "Se todos desempenharmos o nosso papel neste percurso, o futuro será muito mais sustentável.